Diante de tantas opções de investimento você deve se perguntar por que investir em imóveis é vantajoso.
No universo do investimento imobiliário existem diversas formas de se ganhar dinheiro com imóveis. No geral imóveis apresentam uma boa combinação de estabilidade com rentabilidade e retorno, principalmente no longo prazo.
A seguir eu listei x vantagens porque os imóveis são um ótimo investimento:
1. Os valores dos imóveis geralmente sempre aumentam com o tempo
Ainda que o valor dos imóveis possam cair por alguns períodos, como aconteceu nos últimos anos, a tendência é que no longo prazo o mercado se recupere e o valor dos imóveis se valorizem.
Vemos que o mercado imobiliário enfrentou uma queda nos anos de 2015, 2016 e 2017, mas desde 2018 vem crescendo e já alcançou uma valorização maior do que havia antes da crise.
Por isso digo que no longo prazo a valorização de imóveis tende a acontecer. Mas digo que na hora de investir é bom avaliar bem a região onde irá adquirir seu imóvel.
2. Segurança Patrimonial
Imóveis são vistos como bens seguros, porque em condições normais sua posse está assegurada e servem de garantia.
Isso gera maior tranquilidade para o investidor que não consegue o mesmo benefício no mercado de capitais por exemplo.
Portanto que investe em imóveis está investindo em algo consistente e com solidez.
3. Diversificação do portfólio
Imóveis devem fazer parte da sua carteira de investimento porque se trata de um ativo real e tangível, algo muito importante principalmente em épocas de crise.
Como se trata de um ativo estável, os imóveis tendem a equilibrar sua carteira mesmo que outros investimentos sejam mais arriscados, como ações.
Se em um período de crise as ações tendem a cair, os imóveis por ser um ativo mais estável tende a segurar a queda da sua carteira.
E esse é um dos segredos dos investimentos, a diversificação.
Quando você diversifica, seu risco diminui.
4. Apresenta Benefícios Fiscais
Deduções fiscais podem incidir sobre:
- juros de hipotecas;
- fluxo de caixa de propriedades de investimento;
- despesas operacionais e custos;
- impostos sobre a propriedade;
- seguro;
- depreciação (mesmo se a propriedade ganhar valor) e outros benefícios.
5. Gerar Renda Passiva
Alguns tipos de investimentos em imóveis podem gerar a tão sonhada renda passiva. Renda passiva é aquela que você recebe sem precisar trabalhar.
Segue alguns tipos de investimentos que podem te gerar a renda passiva:
- Aluguel;
- Fundo de Investimento Imobiliário (FII);
- Airbnb;
- Imóveis de temporada;
6. Rentabilidade
Ao adotar a estratégia de construir para vender pode-se obter rentabilidades excelentes. Já vi casos em que houve um retorno de 80% no ano.
Esse exemplo de rentabilidade não é comum, foi uma obra em uma pequena cidade do interior em que o construtor vendeu o imóvel por quase o dobro do que gastou com o terreno e a construção. Ele ainda continua no negócio, claro.
Mas na média a rentabilidade é entre 12 a 30% ao ano.
7. Proteção contra a Inflação
Quando uma economia está crescendo haverá maior demanda por imóveis. Essa maior demanda irá gerar um aumento no valor dos aluguéis e isso levará a um aumento no valor do imóvel.
A inflação recai geralmente mais sobre o inquilino e parte da pressão inflacionária será absorvida na valorização do imóvel. Aluguéis são corrigidos por algum índice de inflação, como o IGP-M.
0 Comentários